![]() |
imagem do google |
"Auto-estima é o sentimento de importância e valor que uma pessoa tem de si mesma".
![]() |
imagem do google |
Ter ou não ter AUTO ESTIMA não é um privilégio somente dos adultos mas isso se constrói desde a infância, e no caso das crianças, os pais desempenham um papel fundamental na construção dela para os filhos.
Dar presentes, levar para passeios, manter a dispensa cheia não é suficiente. A criança sente falta de carinho, conversa, atenção (ouvir a criança), mandar tomar banho, brigar para escovar os dentes, colocar a comida quente na mesa e dar aquela passada de mão na cabeça, ajudam-na a construir sua auto-estima.
Por que trouxe esse tema hoje?
![]() |
imagem do google |
Há um mês recebi um aluno (8 anos) que já nos primeiros dias de aula se recusou a fazer qualquer lição, (sem exageros, ele apenas escreveu seu nome e o nome da escola no caderno em 4 horas de aula). Depois de 4 dias e muita insistência da minha parte, chamei a mãe para uma conversa.
Após os relatos de uma história muito triste de vida (ausência do pai, criado por uma babá, ele vê a mãe somente pela manhã quando acorda e entra na perua escolar) compreendi que sua falta de afeto e auto estima era muito baixa.
Como professora e psicopedagoga já vi muitos casos assim e por esse motivo mudei minha tática com o aluno. Só poderei dizer os resultados ao final deste ano.
O elogio funciona como uma força poderosa na mudança de comportamento, isso não significa que os pais ou responsáveis precisam dizer sim ou amém o tempo todo, mas dar incentivos e tratá-lo com carinho e atenção verdadeira dando-os segurança.
![]() |
imagem do google |
Um grande abraço
Cris Chabes
Realmente exercitar a auto-estima da criança é fundamental para o seu futuro.
ResponderExcluirbeijos
maede4princesas.blogspot.com
Penso que os elogios são uma força muito poderosa, são recompensas, são carinho, mas como td devem ser medidos, ter valor, não podem ser banalizados.
ResponderExcluirAssim como as criticas, o tom, as palavras usadas devem ser moderadas, escolhidas e tb usadas, pois de elogios e criticas, perdas e ganhos, acertos é erros é feita a vida.
Cuida na escolha das palavras pois elas mexem com a auto-estima de crianças, adolescentes, adultos, idosos.
Palavras tem poder. Façamos sempre bom uso!
Sem dúvida é muito importante elevar a auto-estima da criança. Às vezes, preocupamo-nos só em chamar a atenção sobre o que foi feito de errado e nos esquecemos de elogiar o que fez certo ou um progresso que fez na escola. Muito bom texto!
ResponderExcluirAdorei a mensagem Cris.
ResponderExcluirÉ fundamental cuidar das nossas crianças.
Bjks
Bom lembrete Cris as crianças são muito importante.
ResponderExcluirMesmo que os pais passem o dia fora trabalhando, eles tem que ter um tempo para se dedicarem aos filhos, pois acredito que quantidade não é tudo e sim a qualidade do tempo que nos dedicamos aos nossos filhos acredito ser o mais importante.
Tri-Beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/
Tive uma professora na faculdade que dizia que as crianças qdo entram nas escola são como folhas sulfites em branco, o professor irá contribuir para o desenho que será feito na folha ou ajudar a amassa-la suja-la e rasga-la, sem duvida a folha neste caso já chegou amassada, agora é ajudar a desamassar e desenhar! Bjooss
ResponderExcluirCris, ótimo post. O afeto é fundamental nas nossas vidas e nas das crianças. Tô doida pra saber do resultado.
ResponderExcluirbeijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite, Cris.
ResponderExcluirExcelente artigo.
Serve de alerta para nós que lidamos com crianças como professores, pais, tios ou avós.
Abraço da
Celina
minha linda amanhã é o dia do blogueiro
ResponderExcluire não podia deixar de te homenagear pois
pois foi através desse mundinho aqui
que descobrir sua preciosa amizade
feliz nosso dia feliz o dia do blogueiro
tem um mimo lá pra você de todo coração
linda noite bjs
http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/