Por Toninha, do blog Cantinho da Toninha
Todos os dias pelas manhãs tomam café eu, com minha amada MÃE.
Conversamos de tudo um pouco. E apesar de muitas das vezes não concordar com alguma coisa que diz tiro sempre aproveito de nossas conversas. E hoje não foi diferente, mais um dia especial de minha vida que quero compartilhar com todas as mães de plantão.
Tenho dois filhos adolescentes um com 16 anos Fernanda e o outro com 13 anos Malthus. E eles crescem rápidos. A vida passa ligeira e só percebemos quando vemos uma foto deles de pequeno, ou quando nos pegamos voltando ao passado com alguma recordação e com alguma pergunta que nos fazem e que na maioria das vezes nos pegam de surpresa. Mas sempre temos respostas pra tudo. Isso é uma dádiva de Deus.
Arrumando umas das minhas gavetas, encontrei vários álbuns, desenhos, bilhetinhos e ultrassom de meus filhos.
Foi uma viagem ao passado e que tenho muitas saudades. Muitas coisas poderiam ser diferentes. Coisa que fiz e deixei de fazer por causa deles. Mas as recordações essas jamais poderão ser apagadas de minha memória.
Ser mãe é sentir o seu filho (a) desde o primeiro instante na minha barriga, mexendo para um lado e para o outro, chutando e na maioria das vezes te incomodando a espera de um carinho seu em sua barriga. È dar de mamar, esperar para arrotar e até mesmo dar uma golfadinha na sua roupa que vai sair pra trabalhar. É recebe – lo todo lambuzado sobre o meu peito, cheirando a leite, chorando, melado de doce e eu sorrindo de muita alegria para confortar.
É olhar dormindo todo encolhidinho, em posição de feto, dar um beijo bem demorado e suave para não acordar e conversar com seus espelhos ou até mesmo sozinha profetizando benção em suas vidas e que você seja a pessoinha mais feliz do mundo. É levantar na madrugada fria, cansada e enrolar, orar e proteger com os olhos. Apagar a luzes quando deixam acesa, desligar a televisão, vê se estão confortáveis e aconchegantes em sua cama.
Ser mãe é trocar as suas fraldas, passar o lenço umedecido, hipoglós para não assar e passar talquinho nos seus cantos e bumbum. É deslizar o sabonete nas suas curvas e ondulações mais perfeitas. Segurando com todo cuidado para não deixar cair e nem machucar. É cortar as unhas enormes que você levou tempo para deixar crescer. É abraçar com carinho enroladinho na toalha expressando todo o seu amor que você jamais poderia sentir por alguém.
É observar engatinhando, ficando em pé no berço,comendo sozinho, dando os primeiros passinhos se arrastando pelos móveis, paredes e fazendo cara de bichinho. É amar o seu sorriso!
Ser mãe é levantar bem cedo para fazer o seu café da manhã e observar dando tchauzinho com as mãos que agora não são tão pequeninas, mas que precisa de você para caminhar saindo pela porta para o colégio, com a mochila pesada e dizendo que vai chegar tarde, pois tem trabalho na casa de uma coleguinha.
É ir para as reuniões da sua escola e brigar com o professor que parece estar errado, mesmo não estando! É ver seu crescimento, amadurecimento, seu primeiro amor e ainda aguentar os seus mal e bom humor.
Ser mãe é correr para o médico quando estão doentes. Passar a noite em claro quando vão pra balada. É acompanhar o seu namoro, dar conselho, apoiar e acima de tudo saber ouvir.
É sempre estar ao seu lado, mesmo dizendo a você que está errado, que não compreende. Mesmo que te responda e você chorando lágrimas de dor pelo teu filho(a) não ter ouvido antes. Não ter valorizado as suas palavras, não ter aproveitado o amor que lhe deu e as lições da vida! Mas sempre ao seu lado!
Ser mãe é orar todos os dias e achar que rezou pouco no dia de ontem. E pensar ainda que no amanhã orarei mais do que o hoje.
Ser mãe é ficar feliz com seus presentes mesmo que não seja o que esperava, mas saber que fica muito mais feliz com seu carinho, presença, apoio, seus beijos e abraços, com as suas orações, lágrimas e com as suas vitórias.
E no final de tudo isso você saber que SER MÃE é uma pedra preciosa que tem que ser polida a cada dia de sua vida.
Toninha
Toninha por Toninha: Sou Professora de Reforço e atuo no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente estou fazendo Pós com licenciatura em Matemática, Português e Literautra. Tenho Bacharel em Administração, Marketing e Pedagogia
Assim como a Toninha, você também pode participar deste espaço como colaboradora, basta enviar um email para recantodasmamaes@yahoo.com.br .
Nós publicaremos seu texto com o maior prazer.
Equipe Recanto
Que lindo seu texto .....bjus querida
ResponderExcluirOlá Toninha!
ResponderExcluirO tempo passa muito rápido mesmo, crescemos como mães com eles, pois vamos aprendendo a cada dia. As recordações vão sendo guardadas como jóias preciosas em nossos corações.
Um beijo, lindo seu texto.
Ser mãe é tudo isso, muito mais do que isso e muito mais do que posso imaginar que seja, pois cada dia, nos traz um significado, um aprendizado, cada dia é um novo dia de descobertas. Suas palavras foram lindas... parabéns pela mãe que tem e que és! ;)
ResponderExcluirLindo texto Toninha!!!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar.
beijos, Lauri
ai que lindo todo esse relato de um sentimento maravilhoso que todas as mães tem por seus filhos e depois por nossas queridas mães bjkss JACK ROSA
ResponderExcluirBelíssimo texto Toninha!
ResponderExcluirEstou muito feliz com a publicação do meu texto.
ResponderExcluirVou enviar mais... Até chorei de emoção. Esse é um retrato de uma mãe resumida em poucas palavras. Estou adorando o depoimento.Continuem escrevendo. Bjus e abraços a todos
Nossa, que texto lindo. Verdadeiro. Beijos!
ResponderExcluirOlá Toninha que lindo texto
ResponderExcluirSua mãe é um doce
Deu vontade de correr pro colo da minha mamãe
Olha que falo com ela quase todos os dias e uma vez por semana tomo café com ela
Falar das mães é sempre uma emoção
Beijocas no seu coração
Cris Chabes
Olá Toninha, que homenagem linda!
ResponderExcluirNossa mãe merece!
Bjs da irmã Genis
A todas vcs Adriana, Cida, Bete Caroline, Lauri Jack, Alessandra, Cris, Renata e Genis.
ResponderExcluirObrigada a todas por gostarem do meu texto.
Bju