Fico contemplando as obras da mão do Criador quando fico a observar José Marcos. Como sou grata à Deus por ter me feito uma mulher fértil e ter confiado a mim a educação de um ser humano o qual fará a diferença nessa humanidade.
Mas o que fazer para que meu filho siga o melhor caminho, o caminho do bem? O que fazer com que seu filho seja um homem íntegro, honesto e trabalhador?
Ouço muitas pessoas dizerem que filho não nasce com manual de instrução e isso é a mais pura verdade. Não há uma receita de como fazer e não fazer, mas guiada na palavra de Deus e seguindo o que Ela diz, podemos ter uma grande instrução e um ponto de partida essencial para que nossos filhos cresçam em estatura, sabedoria e graça como Jesus cresceu.
● Testemunhar com sua vida como ele deve agir: Aquela frase que diz “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” deverá ser abolida. Os filhos se guiam pelas nossas ações, nossos exemplos.
● Reconhecer limites e conseqüências: Conhece a famosa lei da semeadura “o que se planta se colhe”. Desde pequenos nossos filhos deverão entender que nem tudo é permitido na vida e que toda ação tem uma reação, seja positiva ou negativa.
● Respeitar autoridade: Quando a criança aprende a respeitar a autoridade da mãe e do pai terrestre, toma um passo importante na direção da submissão a Deus. Se não respeitar o pai visível, como vai obedecer ao Pai celeste? O princípio de respeito deve abranger outras figuras de autoridade – professores na escola, supervisores no serviço, oficiais do governo etc.
● Conhecer o Senhor: Os pais precisam ensinar seus filhos sobre Deus. Se já tiver esse entendimento, que o faça desde o ventre da mãe.
● Conhecer a Bíblia: A Bíblia é nosso manual de instrução para todas as coisas.
● Distinguir entre o certo e o errado: Os nossos filhos terão que decidir entre dois caminhos com destinos opostos. Esta capacidade de distinguir entre o bem e o mal definirá diversas decisões na vida.
● Trabalhar e ser responsável: O homem foi criado para trabalhar, e deve ser responsável em todos os seus compromissos. Deus condena a preguiça.
● Ser responsável pelos próprios atos: É mais fácil culpar o governo ou a sociedade do que assumir responsabilidade pelos próprios atos. Ninguém nunca conseguiu justificar o pecado. Deus justifica pecadores arrependidos!
● Cumprir seus deveres na família: Os pais devem ensinar aos filhos, ajudando-os a crescer para ser homens e mulheres fiéis a Deus e dedicados às suas famílias.
● Aprender uma perspectiva eterna: Todos nós precisamos aprender a olhar para tudo ao nosso redor numa perspectiva eterna. Pessoas materialistas se preocupam com as coisas passageiras. Pessoas espirituais olham para as coisas eternas.
Ser pais é uma grande bênção, mas é também uma responsabilidade enorme.
Vamos fazer o melhor possível para guiar os nossos filhos no caminho certo, assim teremos um mundo muito melhor, com uma geração temente a Deus.
Mamãe Genis do blog http://mamaegenis.blogspot.com/
* Partes inspiradas em http://www.estudosdabiblia.net