sábado, 5 de fevereiro de 2011

Olho pelo retrovisor e ainda os vejo .... E no futuro eles farão o mesmo com seus filhos!

Nossa quanto presente você ganhou! Está na hora de retirarmos alguns para doação, certo!!

Todo ano é assim, aniversário ou natal, os filhos ganham presentes do pais, avós, padrinhos, tios, amigos da família ou amigos do colégio.

O armário fica abarrotado de jogos, carrinhos, roupas. Mas em casa desde pequenos meus filhos se acostumaram a doar brinquedos e roupas que não são mais usados com tanta freqüência.

No inicio de cada ano (período de férias) faço aquela arrumação nos armários e retiro aquelas peças de roupa que não servem ou não foram usadas (nada de roupa rasgada ou desbotada, isso vira pano de limpeza), retiro brinquedos e objetos que foram encostados (teclado de computador, telefone que foi trocado, toalhas de banho, lençol, bolsas, tênis ou sapatos, enfim é hora de renovar energias (para mim tudo que um dia vai ser útil, mas que não estou usando há mais de um ano, deve ser doado). E meus filhos aprenderam isso.
Nem sempre foi fácil se desfazer daquele carrinho que há muito tempo estava no fundo do cesto e que eles nem lembravam mais que existia, mas o hábito levou ao desapego.

Lembro-me uma vez, que enchi duas sacolas com brinquedos (que embrulhei cuidadosamente em pequenos saquinhos amarrados com fitinhas coloridas) e saímos pela rua passando por todos os faróis em que haviam crianças. Olhava pelo retrovisor quando o carro partia e meus filhos dentro do carro ficavam observando seus brinquedos divertindo outras crianças que até se esqueciam o que estavam fazendo nas ruas de São Paulo.


Hoje, quando chega essa época, meus filhos (25 e 20) já sabem que está na hora de desocupar o armário e já começam a dizer: “mãe, vou deixar algumas roupas aqui na cama para você doar, ou mãe vê se alguém quer esse tênis que não uso mais” .
Não tenho dúvidas , eles levarão consigo, pela vida, essa prática. E talvez um dia eles também olhem pelo retrovisor e possam se lembrar de seus brinquedos nas mãos de outras crianças, mas agora com os brinquedos de seus filhos.
Beijocas
Cris Chabes

4 comentários:

  1. Que gesto lindo. Confesso que sempre tive dificuldade em se desfazer de minhas coisas, minha mãe sempre foi de guardar tudo "porque um dia vai precisar". Mas agora, com a Bia, estou tentando mudar isso. Vamos ver se consigo.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo o que você fez com os seus filhos... um exemplo que eles levam para a vida. Um exemplo para todos nós, obrigada.
    Adorei o seu post...

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!
    Eu também já estou ensinando a minha filha a se desapegar das coisas e doar. Fazemos isso todo final de inverno ou verão, damos o que não serve e também doamos um pouco dos brinquedos que ela já não brinca mais.
    Gostei muito do post, pois vejo que seus filhos ficaram jovens que não perderam o que lhes foi ensinado e continuam doando. Que a minha filha da mesma maneira continue assim.
    Um beijo enorme e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Que gesto, eu jamais pensaria em fazer isso, vou copiar deliberadamente, você deixa???
    Beijocas
    Adri

    ResponderExcluir